MGi promove capacitação interna para os colaboradores

O evento abordou o tema registro de imóveis e elementos básicos de certidão de inteiro teor


Ler e interpretar adequadamente uma certidão de imóveis é fundamental no trabalho realizado pela MGi. Para auxiliar os colaboradores da instituição na análise correta desse documento, a Gerência de Administração de Ativos Imobiliários (Gerat) promoveu na última sexta-feira (6/5) palestra sobre títulos e registro de imóveis. O tema foi apresentado pelo assistente da gerência, Raphael Felipe da Silva de Jesus, que abordou elementos básicos dos registros de imóveis e das certidões de inteiro teor. O objetivo do evento foi compartilhar com os demais funcionários da MGi, conteúdo para auxiliar na leitura e interpretação do documento que contém o histórico do imóvel.

“Entendemos que era necessário expor elementos acerca dos cartórios de registro de imóveis e das várias certidões emitidas por eles. Explicamos ainda sobre sua natureza extrajudicial, sua atribuição de registrar atos sobre as matrículas imobiliárias e a questão da jurisdição de cada comarca”, explicou Raphael.

Durante a capacitação o assistente da gerência apresentou alguns tipos de certidões emitidas pelos cartórios, principalmente as de inteiro teor. Ainda foram exibidos alguns aspectos como: os principais elementos das certidões; sua função de ser um histórico individualizado de cada imóvel e seus proprietários ao longo do tempo; e as possibilidades de atos que podem ser nela registrados ou a forma com a qual estes atos são retificados e corrigidos. No evento foi analisada uma matrícula para exemplificar os elementos estudados.


A Gerente de Negociação para Recuperação de Créditos (Gecre), Gilsônia de Cássia Gonçalves destaca a importância do evento. “Considerando que a MGI é conhecida como uma grande imobiliária do Estado de Minas Gerais, é fundamental saber fazer a leitura da certidão da matrícula do imóvel, que é o documento que reúne a história do imóvel”, ressalta a gerente. “No momento de realizar um negócio, é importante ter as principais informações do imóvel, como identificação, quem é o proprietário atual e existência ou não de algum ônus”, enfatiza ainda Gilsônia.

Qualificação interna
 O Gerente de Administração de Ativos Imobiliários MGi, Carlos Roberto de Andrade, revela que essa ação faz parte de uma série de atividades que serão oferecidas aos funcionários com o objetivo de qualificar ainda mais a equipe. “Em breve iremos disponibilizar treinamentos, cursos e outras palestras para agregar no dia-a-dia do trabalho realizado pelos colaboradores da MGi”, conta entusiasmado Andrade.

Publicado em: