MGI desenvolve sistema para aprimorar a sua administração imobiliária

A MGI Participações desenvolveu internamente um novo software de gestão, o Sistema de Gestão de Carteiras de Imóveis (SGCI), visando otimizar os processos na gestão de carteiras imobiliárias sob a responsabilidade da Companhia. 

O SGCI é um ERP (Enterprise Resource Planning) e com ele será possível incluir, editar e acessar todas as informações de um imóvel, desde o histórico de uso, seu registro até a transferência de sua propriedade após a venda, de forma remota e com segurança. A solução também oferece relatórios gerenciais por assunto que auxiliam na melhoraria das rotinas da empresa e na tomada de decisões.

O programa foi idealizado para atender às necessidades específicas da MGI Participações na área da gestão e comercialização de bens de não uso, próprios e da administração pública estadual, quando repassados à Empresa para alienação e regularização e será utilizado em todos os departamentos ligados à administração e comercialização da carteira de imóveis, em substituição às diversas planilhas que cada setor desenvolvia para controle de suas atividades.

A criação do SGCI foi planejada pela Diretoria da MGI, que busca especializar, otimizar e aproveitar os recursos da tecnologia para alcançar eficácia nas entregas das metas da empresa.

Segundo o Diretor-Presidente da MGI, Weverton Vilas Boas, "Uma das grandes lacunas das organizações é o tratamento das informações, que devidamente consolidadas, facilitam a tomada de decisão da alta direção com o estabelecimento de metas setoriais factíveis. 

O SGCI surge com esse intuito: buscar eficácia nos resultados, por meio da eficiência de processos, alterando a cultura na prática. Portnato, relegaremos ao passado a multiplicidade de planilhas com informações que não eram integradas com a substituição delas por um sistema próprio e customizado com "DNA" de cada imóvel que passa pela MGI."

De acordo com o Desenvolvedor da MGi, Ivan Marra: “O sistema é capaz de armazenar todas as informações referentes a imóveis, desde as mais básicas até as mais complexas. Com o uso dessa ferramenta, é possível consultar individualmente informações de um imóvel ou de um grupo de imóveis. O seu desenvolvimento seguiu os mais altos padrões de arquitetura de software, permitindo a agregação de mais módulos e novos desenhos”.

A estrutura é segmentada por departamentos, permitindo que os relatórios sejam individualizados de acordo com o interesse de cada área. Além disso, o usuário pode extrair o conteúdo que é pertinente ao momento da pesquisa. Isso contribui significativamente para a tomada de decisão, uma vez que as informações estão sempre atualizadas e disponibilizadas de forma a serem consumidas por todos os departamentos da instituição.

Desde agosto de 2022, o sistema está em teste e novos módulos, correções e implementações de recursos têm sido adicionados pela Gerência de Administração de Ativos Imobiliários, responsável por compartilhar os dados essenciais para todos os envolvidos no processo de regularização e comercialização de imóveis. 

 As próximas etapas incluem a implementação do módulo gerencial, que abarcará todo o controle do sistema, desde seus utilizadores até alertas de pendências por assunto, necessários para o monitoramento dos bens da carteira. Com esta nova ferramenta, a empresa está pronta para alcançar e superar todas as suas metas de forma eficiente e moderna.

Publicado em: